quinta-feira, 23 de março de 2023

saudade é tormento...



anda a cotovia nos trigais,

ando eu contemplativa

e as andorinhas nos beirais

numa roda viva...

respiro o aroma campesino

nuvens agrupam-se rendilhadas

viver de saudade é meu destino

que me traz recordações tão delicadas

neste idílio enamorada

lembro os campos da minha terra

a frescura e a fragrância

que pela aldeia se espalha

lembro a criança a jogar à malha

trago uma lágrima furtiva

desperta em mim um sublime sentimento

sinto-me viva...bem viva

mas a saudade às vezes é tormento.


natalia nuno

a convite da estimada amiga Roselia Bezerra, a quem agradeço, este é o 3º poema com que homenageio o dia da Poesia. A imagem também me foi cedida pela amiga.

9 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Querida amiga Natália, bom dia de Primavera!
Você frisou a mulher contemplativa.
Que bem observado!
Ela se deixa envolver pela natureza linda onde os elementos você foi colocando e embelezando o poema: a cotovia, as adorinhas, os aromas campais, os odores típicos.
A saudade, a nostalgia vêm das lembranças e, junto, a lágrima que rola furtiva...
Você leu como ela se sente. A poetisa entra no eu poético da personagem. Lindo demais!
A saudade é mesmo um grande e doloroso tormento de quem ama de verdade.
Muito obrigada pela linda mensagem e participação! Amei.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima

orvalhos poesia disse...

Fico feliz com tuas palavras amigas, ainda bem que é do teu agrado.
Tem um óptimo dia amiga Roselia.

Beijinho

chica disse...

Linda inspiração campesina.
Bela tua participação,Natália!
beijos pra ti e Roselia! chica

orvalhos poesia disse...

Obrigada amiga Chica, feliz por te agradar o poema.
Beijinho desejando-te saúde e tempos felizes, tens aí uma estação que eu adoro, o Outono, belíssima para nos inspirarmos, por aqui apenas uma Primavera um pouco envergonhada, o frio ainda aparece tal como o vento nada agradável, porém os campos já se apresentam floridos

Cidália Ferreira disse...

Um poema fascinante. Parabéns pela partilha!!
.
Ela chegou para nos encher de energia...
.
Beijo. Boa tarde.

Toninho disse...

Um lindo canto da saudade Natalia, que por vezes entoo vivendo numa cidade de ferro e aço. Os meus verdes campos, meus passarinhos. Há uma saudade enraizada e que me faz ora triste, ora feliz de ter o que recordar.
Beleza sua inspiração nesta saudade ornando este belo projeto da Rosélia..
Carinhoso abraço e feliz fim de semana e vamos para quarta semana a espalhar poesia.

orvalhos poesia disse...

Obrigada Cidália foi um prazer a sua visita.
Bom fim de semana
Beijinho

orvalhos poesia disse...

Boa tarde amigo Toninho, obrigada por vir visitar este meu blog, de facto quem nasceu junto da natureza e mais tarde se afastou, nunca esquece o bem que teve em criança, poder fruir tudo o que ela nos oferecia. Eu, ainda viajo muito de autocaravana, gosto de visitar as nossas aldeias de xisto, os nossos castelos situados em vilas pequenas, e ter tanto para recordar é óptimo, pena que os nossos tenham partido, às vezes dói a visita e sentirmos a sua ausência. Mas é a vida meu amigo, tudo passa.
Desejo-lhe bom fim de semana, e retribuo o abraço com amizade.

orvalhos poesia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.