sexta-feira, 23 de julho de 2021

pensamento...



PENSO EM MIM COMO UM FIM  DE TARDE
QUANDO O SOL INICIA A SUA QUEDA..., mas, O RIBEIRO AINDA LEVA ALGUMA FORÇA!

natalia nuno

a propósito deste meu pensamento o amigo Paulo César surpreendeu-me com este belo poema que deixo, homenageando a amiga e conterrânea ......................

Para a amiga que és, Natália.
"Penso em mim como um fim de tarde, quando o sol inicia a sua queda... mas, o ribeiro leva ainda alguma força!
NNuno, 22.Jul.2017"
FIM DE TARDE
Ao longe o sol deixa-se cair
no colo suave e sonolento da noite,
algoz que se faz amante
para, instante a instante,
me subjugar ao seu poderio
e me entregar ao desafio
de me fazer renascer na manhã que há-de chegar
quando o sol, enfim, se libertar
do peso informe do sono,
como se fora campo em pousio, ao abandono.
Sei das forças que tive e das que perdi,
do tempo que passou e do que vivi,
das lágrimas, dos sonhos, dos sorrisos
e das perguntas a que dei de ombros nos indecisos
tempos em que o tempo era triste e escuro
com silêncios perigosos e muito muro
por ultrapassar, nessa noite onde até as estrelas
nasciam combalidas no horizonte visto das janelas
onde o medo se vinha encarrapitar
cobrindo de negrume a luz esmaecida do luar.
Sei, sei, sei-o muito bem...
Ainda que por mim só tenha passado eu e mais ninguém...
Guardo memória! Escrevi rascunhos!
Alinhavei projectos e com os meus próprios punhos
deu murros na besta que ao meu redor cresceu
a querer matar o nada que existe neste pouco que sou eu.
O ribeiro leva ainda alguma força...
Sabei, pois... Na frescura da água
esconde-se a energia indomável da corsa
que caminha vagarosa à sombra da própria mágoa!
Até ao fim!
Senhor de mim!
Em 22.Jul.2021

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Pensamento lindíssimo
Homenagem sublime.
.
Poéticos cumprimentos
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

orvalhos poesia disse...

Obrigada Ricardo pelo apreço. Este Poeta é meu conterrâneo e amigo, já me apresentou um livro e fez o respectivo prefácio, escreve maravilhosamente, é um dos que também me agrada ler.
Bom fim de semana, muita inspiração.

um abraço